quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Canhão de Longo Alcance

Este canhão, apelidado de Lange Max ou Canhão de Paris (também chamado incorretamente pela imprensa do pós-guerra de Big Bertha, que era um obuseiro de 420 mm usado contra Liége) ficou famoso pelo bombardeio de longa distância da capital francesa em Março de 1918.
Na primeira guerra, os canhões foram utilizados, pela primeira vez, de forma maciça: centenas de canhões eram colocados uns ao lado dos outros, formando, quando atiravam, uma "barragem" de artilharia. Tudo o que estivesse à frente era destruído, e, por isso, os exércitos começaram a construir trincheiras, que nada mais eram que buracos ou valas que serviam de proteção, seja aos tiros, seja aos canhões.

Morteiro

O morteiro é uma boca de fogo de carregar pela boca, destinada a lançar granadas em tiro curvo de curto alcance.
Os atuais morteiros, têm origem nos morteiros de trincheira desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial para serem especialmente usados na guerra de trincheiras. Na década de 1960 foi desenvolvido para o Exército Português um tipo especial de morteiro ultra-ligeiro denominado morteirete.
Atualmente os morteiros são normalmente usados como arma de apoio de infantaria. No entanto, os morteiros pesados são, em alguns casos, usados como arma de artilharia.

Fuzil

Fuzil é a designação usada para armas de fogo portáteis, de cano longo (maior que 48 cm). Podem ser de repetição, semi-automáticos ou totalmente automáticos. Também podem ser usados os termos "rifle" ou "refle", palavras tomadas da língua inglesa.
A denominação "fuzil" tem origem no nome da peça metálica das antigas espingardas de pederneira que, percutida pelo silex (pederneira), produzia a faísca que originava a deflagração, produzindo o disparo do projétil. A palavra "fuzil" acabou por ser utilizada para designar, não apenas a peça metálica, mas toda a arma em si.

Metralhadora

A Lewis Gun, ou, simplesmente Lewis, é uma metralhadora projetada nos Estados Unidos da América na década de 1910. Aperfeiçoada pelo Coronel Isaac Newton Lewis, mas inventada por Samuel McLean, a metralhadora Lewis, constituiu-se no sustentáculo de muitas forças armadas no mundo inteiro, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial. Além de ser usada para dar apoio à infantaria nas trincheiras, foi amplamente usada em aeronaves e carros de combate da Primeira Guerra Mundial.

Tanque de Guerra

Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial teve seu inicio, ela rapidamente evoluiu de uma guerra de movimento para um confronto estacionário, baseados em extensas linhas de fortificações, praticamente impermeáveis ao avanço da infantaria.
Os tanques Mark I a Mark V, fazem parte de uma família de veículos que, a partir do final da Primeira Guerra Mundial viria a revolucionar a guerra, e em determinadas condições ter influência decisiva nas batalhas terrestres.

Submarino

Submarino é uma embarcação especializada para operar submersa, tendo sido largamente usada pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, sendo empregada por todas as grandes marinhas atualmente. Submarinos civis e submergíveis são usados com fins científicos tanto na água doce quanto salgada para trabalhar em profundidades muito grandes para mergulhadores humanos.
Existem mais submarinos militares em operação do que civis. Os submarinos são úteis militarmente porque são difíceis de serem localizados e, quando abaixo da superfície, são difíceis de se destruir. Um grande esforço é empregado no projeto de um submarino para possibilitá-los atravessar a água tão silenciosamente quanto seja possível, de forma a prevenir sua detecção (o som viaja na água muito mais fácil do que a luz, isto significa que o som de um submarino é sua característica mais fácil de ser detectada).

Avião

Pela primeira vez os campos de batalha ocupam os céus, com seus combatentes compostos de madeira e lona, assim forjava-se um novo guerreiro, o avião. Os pilotos ainda não dominavam esse equipamento, sendo assim, a maioria morria nos treinamentos. Pode-se dizer que em se tratando de aviação, a Primeira Guerra serviu como um grande ensaio para a Segunda Guerra Mundial.

Balão Dirigível

Os zepelins eram balões dirigíveis que se assemelhavam a enormes charutos, e as suas viagens representavam verdadeiras atrações, que eram aguardadas com ansiedade pela população.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), por ocasião do bombardeio de Londres, o zepelim foi utilizado pelos alemães como arma de guerra. Na Segunda Guerra Mundial, por sua vez, essa aeronave foi usada em operações de patrulha e resgate.

Encouraçado

Um couraçado ou encouraçado é um navio de guerra pesadamente blindado e armado com as peças de artilharia de longo alcance e de maior calibre existentes.
Os couraçados eram um poderoso símbolo de domínio naval e de poder de uma nação. Durante décadas, os couraçados foram um fator determinante na estratégia diplomática e militar das potências que os possuíam. A corrida global às armas, em termos de construção de couraçados, foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial, na qual se deu a Batalha da Jutlândia, um recontro entre as enormes frotas de couraçados britânica e alemã, considerado como a maior batalha naval da história.

Gases tóxicos

Com o desenvolvimento da indústria química, no século XIX, o uso de armamento químico, não convencional – não usado de forma recorrente em guerras, começou a ser testado paulatinamente. Os gases tóxicos figuram atualmente como os mais letais armamentos químicos e seu uso é expressamente proibido em guerras, haja vista que são armas de destruição em massa. A utilização mais notória destes gases, certamente, foi durante as batalhas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Heey Pessoa :33 Fique a vontade! Apenas não xingue!